SOBRE A MOSTRA

Logo ilustração bambu
A mostra de filmes CINE ODÉ – Cinema no Terreiro faz do Terreiro de Odé, em Ilhéus, um espaço cultural voltado para o cinema e dedicado a filmes que estimulam a valorização e o conhecimento das culturas religiosas brasileiras de matrizes africanas e indígenas. As sessões são mensais e acontecem de janeiro a junho de 2016.

O Terreiro, fundado em 1942 por Pedro Faria de Souza, o Pai Pedro, foi um dos mais tradicionais da cidade. Localizado no bairro Alto do Basílio, o espaço enfrenta dificuldades estruturais e simbólicas desde a trágica morte de seu fundador, que chocou a cidade de Ilhéus em 2003. Hoje, depois de passar por situações extremas de abandono e invasão, o terreiro tenta se consolidar como espaço cultural que, através do esforço de algumas pessoas ligadas à história do Terreiro, busca preservar a história sagrada do lugar, a memória dos Orixás e a memória da obra e das ações de Pai Pedro.

A mostra Cine Odé – Cinema no Terreiro apresenta filmes que, a um só tempo, se relacionem com as lutas simbólicas e reais enfrentadas pela comunidade do terreiro e do bairro Alto do Basílio, e que valorizem uma ampla e diversificada filmografia brasileira que aborda temas ligados à religiosidade e cultura africana, promovendo a difusão e o acesso às obras e também conversas com o público à luz de suas próprias experiências culturais, políticas, sociais e religiosas.

A curadoria é de Camele Queiroz e Fabricio Ramos, cineastas que são também os organizadores da mostra. Os curadores propõe uma programação diversificada exibindo curtas e longas, animações, documentários e ficções. Informações detalhadas sobre os filmes e sobre a programação estarão disponíveis, mensalmente atualizadas, nas redes sociais e no site da Mostra.

Captura de Tela 2016-01-15 às 08.59.16ACESSO: O evento disponibiliza uma van para facilitar o acesso do público ao local da mostra. Todas as informações sobre acesso e sobre a programação completa podem ser acessadas no site da mostra: https://cineodeblog.wordpress.com/ . Ou pelo telefone (73) 98110-5773, para falar diretamente com os organizadores ou produtores da Mostra Cine Odé.

O Cine Odé – Cinema no Terreiro é uma realização do Bahiadoc – Arte Documento e teve apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, através do edital público de Agitação Cultural 2015 da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
 

.

 

Anúncios